SUBMARINO TURÍSTICO DESAPARECE

Submarino desaparece
A TRÁGICA HISTÓRIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO ENQUANTO TENTAVA VISITAR OS DESTROÇOS DO TITANIC

 

Qualquer pessoa que tenha acessado a internet nos últimos dias, assistido aos noticiários, ou até mesmo passeado pelas redes sociais, já se deparou com a trágica história do submarino turístico desaparecido nas profundezas do Atlântico norte, onde buscava visitar o local aonde outra tragédia ocorreu há mais de 100 anos atrás: o acidente do Titanic.

O veículo submarino, que era utilizado para levar turistas até o local onde estão os restos do Titanic, desapareceu no Oceano Atlântico neste domingo (18). A empresa OceanGate, que realiza essas expedições até os destroços do navio, afirmou em um comunicado que aquela embarcação que sumiu é de sua propriedade

AS BUSCAS

Os restos do Titanic encontram-se a cerca de 600 km da costa do Canadá, sob as geladíssimas águas do Atlântico Norte.

As guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá realizam operações de busca e resgate, buscando com isso o resgate e salvamento dos passageiros, num verdadeira luta contra o tempo, porque o oxigênio no transporte é limitado (suficiente para cerca de 96horas).

Os canadenses enviaram uma aeronave militar e um navio para auxiliar. De acordo com os americanos, cinco passageiros estavam no submarino.

As embarcações submersíveis da OceanGate têm capacidade para cinco pessoas. Um dos passageiros do submarino turístico é Hamish Harding, cofundador e presidente da Action Aviation, uma empresa especializada em serviços de aviação e aeroespaciais.

O enteado de Harding afirmou no em suas redes sociais no ultimo fim de semana que o padrasto estava “desaparecido em um submarino” e por isso pediu orações.

O próprio Hamish Harding havia postado em suas redes sociais, no domingo, que estaria a bordo do submarino. Pelo que ele publicou, a princípio, o clima não estava favorável para a submersão, mas que o tempo havia melhorado. Não houve mais postagens dele desde então.

A viagem tinha um tempo estimado de, pelo menos, oito dias.  Só para descer até o local dos destroços, que fica a uma profundidade de cerca de  3.800 metros no Oceano Atlântico, o submersível leva cerca de duas horas e meia.

O QUE É UM SUBMARINO TURÍSTICO?

Chamada de Titan, a embarcação que desapareceu é classificada como um Submersível, pois não é autônoma (depende de uma plataforma de apoio para ser implantada e retornar). Geralmente eles são bem menores do que os submarinos militares.

Um submarino turístico deste tipo é uma pequena embarcação, que permite aos passageiros conhecerem as profundezas do mar sem precisarem ser mergulhadores ou passarem por treinamento especializado. Normalmente eles são projetado para suportar a gigante pressão exercida pela água nessa profundidade e por isso é usada para turismo.

SOBRE O TITANIC

O Titanic foi um navio transatlântico que considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros de sua época.

Construído no começo do século 20 pela renomada empresa britânica White Star Line, o navio ficou famoso pelo seu naufrágio, e por, após uma série de decisões erradas tomadas, ter desencadeado uma tragédia sem precedentes que inspirou o premiado filme de Steven Spielberg.

Em 10 de abril de 1912, o Titanic zarpou  da cidade de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos EUA. A bordo estavam alguns dos homens mais poderosos da época. Quatro dias depois, em 14 de abril, o Titanic bateu em um iceberg e afundou em pouco mais de duas horas. Não havia botes salva-vidas suficientes e por isso mais de 1.500 pessoas morreram congelados ou afogados.

Os destroços do Titanic somente foram encontrados em 1985. Ele estava há cerca de 650 quilômetros da costa do Canadá. Está há mais de 3500 metros de profundidade mas até hoje gera muita curiosidade e encanto.

1 comentário em “SUBMARINO TURÍSTICO DESAPARECE”

  1. Pingback: Oxigênio em Submarino desaparecido acaba- SeAtualize.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima