Notícias

Categoria Noticías

Tecnologia

Categoria Tecnologia

Games

Categoria Games

Vídeos

Categoria Vídeos

Conheça a nossa loja parceira!

Manifestantes protestam pedindo a legalidade da maconha no Brasil

Escrito por Gabriel Lima. Postado em Notícias

Manifestantes protestam contra a ilegalidade da Maconha no Brasil, e prometem organizar mais protestos. E você, é a favor ou contra a legalização da Maconha?

maconha

Manifestante segura cartaz durante Marcha da Maconha realizada neste sábado (25/05/2013) no parque Farroupilha, em Porto Alegre. O ato pede a legalização do consumo da maconha no Brasil.

Alguns leitores do SeAtualize.com estiverem entrando em contato, pedindo uma discussão sobre a "Legalidade da Maconha no Brasil", e claro... Como sabemos que temos visitantes com senso crítico apurado, resolvemos abrir a discussão sobre um tema 'um tanto quanto' "Polêmico".

A legalidade da cannabis ou maconha diz respeito as leis que na maioria dos países do mundo regulam o uso, a posse, o cultivo, a transferência e o comércio da maconha, também conhecida por cannabis. Desde o início da proibição do uso da planta em meados do século XX, a maioria dos países não reviu a legislação sobre o uso da droga para uso pessoal, apesar de mais de 10 países toleram ou terem descriminalizado o uso e/ou o seu cultivo em quantidades limitadas pelo governo.

Argumentos a favor

O principal argumento para os que defendem a utilização e o comércio livre da erva é por ela se tratar de algo natural, sendo assim não ocasionaria danos graves a saúde, ao contrário do cigarro ou do álcool por exemplo. Além desse, existem também

  • A diminuição do tráfico de drogas nas grandes cidades, já que a venda se tornaria um comércio legal, com pagamentos de tributos, e poderia ser vendida em bares, lojas, conveniências, entre outros estabelecimentos.

  • O Governo iria passar a investir o dinheiro que utiliza em segurança pública e outros transtornos causados pela proibição do uso da maconha em outros fins. Além de começar a arrecadar impostos sobre a venda do produto.

  • Sabemos que o uso da maconha existe em larga escala, a droga é encontrada quase que facilmente por qualquer pessoa que queira comprar, isso seria feito apenas de uma forma não ilegal. Ou seja, seria apenas deixar de ser crime uma coisa que já existe.

  • Pesquisam indicam que o índice de dependência do uso da maconha é menor do que o do álcool e do cigarro, dessa forma deixaríamos de ter viciados para ter apenas usuários.

  • Pesquisas sobre as propriedades da maconha passariam a ser liberadas, ajudam assim ao desenvolvimento de tratamentos médicos.

  • Diminuição da corrupção de policiais, políticos e outras pessoas que se beneficiam com a ilegalidade cobrando taxas para facilitar a venda da maconha.

Argumentos contra a legalização

  • A maconha é muitas vezes o ponto de partida para outras drogas mais pesadas, como cocaína, heroína e o crack.
  • Estudos indicam que a maconha pode causar problemas nos pulmões e perca de memória.
  • Como seria feito a fiscalização para que a droga não fosse mais vendida de forma ilegal, tendo em vista que com a legalização o preço aumentaria, devido a impostos e lucro de fabricantes.
  • A influência negativa que isso pode trazer na formação familiar pode ser grande, já que muitos são a favor, mas não querer que seu filho use.

O uso medicinal da cannabis é legal em vários países, como o Canadá, a República Checa e Israel. Enquanto a lei federal dos Estados Unidos proíbe qualquer tipo de venda e posse de cannabis, a aplicação dessa legislação varia muito entre os estados do país, sendo que alguns criaram programas de uso medicinal da maconha, em violação à lei federal.

Por diversos motivos alguns são contras, e por vários outros motivos, alguns estão totalmente de acordo com a liberação do uso da Maconha em território brasileiro. Você é a favor ou contra a legalização da maconha? 

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Comments (1)

  • RENATO LINDGREN

    |

    “Perca” de memória????

    Responder

Deixe um comentário

Atualizando o mundo todo

Leitores em várias partes do mundo

Entre em contato

Parceiros

Aplic Host